Todo mundo algum dia já quis montar um negócio, ser dono do seu próprio nariz. Hoje em dia, com os adventos da internet, muita gente tem montado um negócio digital. Além do baixo investimento inicial, em sua grande maioria, hoje em dia há muitas ferramentas para movimentar e engajar sua rede de clientes..

Um negócio digital pode ser um e-commerce, um portal de cursos, serviços, um blog, etc.

Porque os negócios digitais tem crescido tanto:

  1. Crescimento do ambiente virtual e facilidade de acesso a internet
  2. Negociações Dinâmicas
  3. Facilidade de engajar com muitas pessoas
  4. Investimento inicial e operação com baixo custo

Com a constante expansão da internet e a facilidade de acesso ao virtual através de smartphones e tablets, esse ambiente se torna propício não só para a divulgação de produtos e serviços, mas para a consolidação de empreendimentos totalmente digitais.

As negociações são cada vez mais dinâmicas, e um negócio digital pode dar muito certo porque:

 

a) os clientes podem fazer todas as suas compras sem necessidade de um vendedor ou horário de abertura ou fechamento da loja;

 b) concursos e premiações permanentes para os clientes que compram pelo site;

 c) comunidade virtual com perfil, foto, dados pessoais, blog pessoal e área de troca de recados, disponível para todos os clientes, parceiros e amigos.

 

É necessário também um esforço de marketing digital para aumentar a quantidade de acessos a um determinado blog ou site. Além de conhecer a ferramenta de anúncios e ter conhecimentos de marketing, também pe de extrema importância um bom acompanhamento das estatísticas do site, para descobrir quem são seus potenciais clientes e quem está mais interessado em seu negócio.

Um outro ponto bem interessante de um negócio digital é a possibilidade de atingir um grande número de pessoas, mesmo quem geograficamente estiver longe.

Para começar a se aventurar no empreendedorismo digital, na maioria das vezes não irá exigir grandes investimentos, como local físico, funcionários... Na maioria das vezes só um um computador e sua energia serão suficientes para iniciar um negócio digital. Claro que isso varia de acordo com o tipo de negócio que você pretende criar e com a verba inicial disponível. Porém, em algumas situações é totalmente possível e mais do que suficiente.

 

Mas como todo negócio, é muito importante o Planejamento.

Eu entendo disso que estou pretendendo oferecer? Posso ser uma referência neste nicho sem ter mais esforços do que recompensas? Eu compraria esse produto ou pagaria por esse serviço? O que eu ofereço é simples de vender e distribuir?

  1. Escolher um nicho de mercado
  2. Elabore um plano de negócios. Busque apoio de materiais digitais do SEBRAE, e outras entidades de apoio a empreendedores
  3. Pensar como irá ganhar dinheiro com seu produto – como as pessoas irão adquirir? É um produto, serviço, uma assinatura?
  4. Pensar na estratégia de marketing digital – como atingir meu público desejado, quais ferramentas irei utilizar – email mkt, redes sociais, vídeos, qual a frequência, de que forma.
  5. Analise suas campanhas digitais – é muito importante saber utilizar os gerenciadores de dados, como Google Analytics, para avaliar seus esforços, direcionamentos, resultados.

 

Como material de apoio, vou deixar o link do Canva do Sebrae, que gosto bastante do modelo e um modelinho de planejamento de marketing digital, para que você leitor tenha pelo menos uma noção do que é necessário para o mesmo.

 

https://drive.google.com/open?id=1kYIPTvWmRZtnBiwB3w6WYGCmBEuKQ_Q1

 

Curso gratuito da Endeavor e Sebrae de Marketing Digital: https://endeavor.org.br/marketing/marketing-digital-empreendedores/

 

Um beijo e boa sorte!