Sua marca tem que transparecer sua essência.

No Instagram, por ser um aplicativo muito visual, a aparência e organização de seus posts são muito relevantes. Tudo deve ser planejado, desde o visual, o fundo, os conteúdos. Idem para o Facebook, Pinterest.

Quais são os passos para um bom planejamento das suas redes sociais?

1. Aparência
2. Organização
3. Conteúdo
4. Checklist
5. Crescimento
6. O parceiro
7. Ideias
8. Seguidores
9. Me ajuda?
10. Conclusões
11. Como pedir parcerias?

 

Segundo o Instituto Qualibest, 90% dos usuários de internet no Brasil acessam Redes Sociais, sendo o dispositivo mais comum os Smartphones. As pessoas passam o dia acessando as redes, e interagem com os produtos de interesse em vários canais.

Das Redes Sociais mais usadas, podemos elencar:

Facebook – 92%

Whatsapp – 92%

Youtube – 82%

Messenger – 71%

Instagram – 59%

 

Das redes que as pessoas passam mais tempo conectadas, podemos citar:

Whatsapp – 66%

Facebook – 61%

Youtube – 42%

 

As pessoas interagem, curtindo, compartilhando e se informando.

A quantidade de vezes que você posta nas Redes Sociais é o que fideliza seu público.

É a frequência e constância que geram apego do público final ao seu produto. Porém nem tão ao céu, nem tão à terra. Pouco não cria conexão com seu público, até por conta dos algoritmos dessas redes. E muito também gera dispersão, já que fica muito repetitivo. Sugerimos que sejam feitos de 1 a 2 posts por dia no Facebook e Instagram e 3 a 5 posts no Twitter e Pinterest, que são mais apropriados para esse canal.

Os dados que estamos sugerindo servem somente como base.

Outro dado importante são os horários. Você deve observar os próprios dados que as redes te oferecem para saber quais os melhores horários para postar para seu público – dia da semana, horário, etc.

 

Como funciona o orgânico no Facebook e Instagram:

Essas redes funcionam com um algoritmo matemático, onde através dessas regras matemáticas, são escolhidos quais temas serão postados no seu feed.

Estima-se que um usuário médio tenha acesso a, pelo menos, 1500 posts diários, mas que, no final, presta atenção em apenas 20% disso.

Para entender o que realmente lhe interessa, a rede utiliza uma série de fatores individuais (mais de 100.000!) que tentam traduzir o que esses 20% tinham de diferente de todo o restante, e com os dados coletados, ele passa a buscar combinações, definindo o que deve, ou não, vir a figurar na sua tela inicial.

Das principais regras dessa categorização do feed, são observados além das regras que vamos especificar mais abaixo, a quantidade de reações, compartilhamentos, interações, e o tempo após a postagem de interação. Por exemplo, uma postagem recém feita que já recebe muitas curtidas é vista como relevante pelo Face / Instagram e passa a ser melhor avaliada aquela marca àquele publico, devido a rápida interação.

O Face/Insta organizam os feeds da seguinte forma:

1. Família e amigos têm prioridade

2. Informação: A postagem é informativa? Teve bastante interação?  Se teve interação, é porque houve interesse.

3. Entretenimento: a rede também leva em conta suas postagens voltadas para o entretenimento, sejam elas fotos de artistas ou vídeos que você e seus amigos já curtiram.

4. Multiplicidade de ideais: um outro ponto de contato nos feeds são usuáriso que possuem opiniões em comum, que compartilhem de pontos de vista semelhantes, sejam eles políticos ou religiosos. Assim, a rede observa as tendências de interação do usuário (e de seus contatos) e prioriza postagens que reflitam algo no qual você também acredita.

5. Autenticidade: conteúdos considerados Spam, falsos, boatos ou sensacionalistas tendem a descer no ranking quando identificados.

 

E o Pinterest, como funciona ?

O Pinterest é uma rede social para gerar tráfego para sites, blogs e outras redes.  Os posts chamam-se pins e o sistema configura que as imagens postadas pelos usuários encontrem temas e postagens semelhantes.

 

O que é importante no Pinterest:

- Faça um perfil completo

- Link sua postagem a um Pin

- Qualidade nas postagens

- Interação com outros usuários (salve pins de outras pessoas, faça posts colaborativos)

 

Bom, essas são nossas dicas de hoje para suas Redes Sociais. Bom Trabalho!